SEO: Ações eficazes - Parte 1
SEO é a abreviação de Search Engine Optimization, que em português significa Otimização para Mecanismos de Busca. Refere-se a variadas técnicas para melhorar a visibilidade de um site nos resultados orgânicos de uma pesquisa, ou seja, os links indexados gratuitamente pelos mecanismos de busca, como o Google, Bing e Yahoo – para citar os mais conhecidos.
O objetivo é otimizar diversos aspectos do site, como: conteúdo, estrutura, criação de links e quaisquer outros itens que os algoritmos de busca consideram ao classificar as páginas da web. O resultado esperado é tornar um site mais relevante e valioso para os mecanismos de busca, gerando tráfego com maior volume e qualidade, além de melhores posicionamentos nos resultados de pesquisa para as palavras-chave que os usuários buscam.
Esta ferramenta fundamental do marketing digital pode ser a diferença para o sucesso digital de qualquer empresa, uma vez que expõe o site e ajudam clientes potenciais a encontrarem os produtos e serviços que precisam. Além disso, muitos usuários tendem a clicar nos primeiros resultados apresentados pelos mecanismos de busca. E se o primeiro resultado é o de um concorrente?
Conheça algumas das principais ações de SEO para implementar e melhorar a visibilidade de um site nos mecanismos de busca:
Conteúdo de qualidade e otimização
Criar conteúdo de alta qualidade, original e relevante, ou seja, conteúdos que, assim como um serviço ou produto, satisfaça as necessidades dos usuários. Assim, se estabelecerá autoridade no mercado, aumentando a confiança do usuário e potencial cliente.
Conteúdos como artigos informativos, estudos de caso, infográficos, recursos e ferramentas úteis auxiliam na criação da autoridade. Conteúdos criados utilizando formatos em alta, vídeos e podcasts, aproximam uma empresa e um potencial cliente, porque “falam a mesma língua”. Podem ser a diferença na decisão do usuário em consumir ou não.
Além disso, ações técnicas para otimizar o conteúdo o tornam mais facilmente rastreável e compreendido pelos mecanismos. Exemplos: incluir as palavras-chave estratégicas no título, na meta descrição, nos cabeçalhos e ao longo do texto; melhorar a legibilidade, facilitando a leitura ao dividir o conteúdo em seções com cabeçalhos; usar parágrafos curtos; incluir listas; utilizar linguagem concisa e objetiva etc.
Pesquisa de palavras-chave
Identificar palavras-chave relevantes para o nicho de mercado e público-alvo. É necessário se atentar para a escolha correta, pois isso favorece o resultado do site para as pessoas que têm mais chances de se interessar pelo seu conteúdo, produto ou serviço, melhorando as taxas de conversão. Ou seja, não ajudará em nada se o serviço for marketing digital, por exemplo, e você quiser que o site esteja ranqueado para palavras como “tênis de corrida”.
Escolher palavras-chave menos competitivas pode aumentar as chances de classificação e tráfego, isto porque muitos concorrentes também tentarão classificar seus sites para as mesmas buscas, as quais consideram mais rentáveis — sabe o efeito manada? Então. Resistir a ele. Ferramentas como Google Keyword Planner, SEMrush ou Ubersuggest auxiliam a busca de palavras-chave com baixa concorrência e alto volume de pesquisa para gerar o tráfego para o conteúdo criado.
Por fim: atualizar regularmente as palavras-chave. O comportamento dos usuários e as tendências de busca mudam com frequência. Por isso, é importante revisar e atualizar suas palavras-chave para garantir que elas permaneçam relevantes e eficazes.
O uso consciente das palavras-chave, alinhado com o produto ou serviço, melhora a autoridade do site para os mecanismos de busca.
Experiência do usuário (UX)
Sites que promovem experiências positivas se saem melhor nos rankings de busca. A velocidade de carregamento do site é um dos fatores mais importantes; para isso, é necessário otimizar imagens, diminuir a quantidade de scripts e plugins pesados, usar técnicas de armazenamento em cache, etc. Muitos usuários perdem a paciência com sites lentos e fecham a página para procurar outras. Ferramentas gratuitas como o Google PageSpeed Insights ajudam a identificar as otimizações necessárias.
Outra ação determinante é tornar o conteúdo responsivo para dispositivos móveis, ou seja, facilitar a leitura e navegação em smartphones e tablets, como incluir menus claros e intuitivos. Cada vez mais as pessoas utilizam esse tipo de dispositivo, para diversas atividades. Ajudá-las a encontrar o que procuram em poucos cliques é uma excelente experiência.
O design também contribui: espaços em branco, fontes legíveis e elementos visuais atraentes. Tudo isso cria um ambiente agradável, aumentam o tempo de permanência do site e sugerem a seriedade da empresa a que o usuário consulta.
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