O potencial da publicidade online

Na era digital, a publicidade online se tornou uma peça fundamental para empresas de todos os tamanhos alcançarem seu público-alvo e impulsionarem o crescimento dos negócios. Com uma variedade de plataformas disponíveis, as possibilidades são vastas e os resultados podem ser excepcionais.

Neste artigo, descreveremos as vantagens das principais ferramentas do mundo da publicidade online e como aproveitá-las para alcançar objetivos de marketing.

Você perceberá que não é necessário estar em todas as plataformas em todos os momentos e, com isso, disponibilizar montantes altos de investimento.

Vamos?

Google: seu cliente quer te encontrar

O Google Ads é uma das plataformas mais conhecidas e mais poderosas. Em seu formato de texto, é possível exibir anúncios nos resultados de pesquisa do Google e alcançar clientes em potencial no exato momento em que eles procuram por produtos ou serviços como os seusPara isso, faz toda a diferença:

Apesar dos anúncios de pesquisa serem os mais populares, há outros disponíveis através da plataforma, como os anúncios no YouTube.

YouTube: inspire usuários para transformá-los em clientes

O YouTube é a segunda maior plataforma de busca do mundo, e os anúncios podem alcançar milhões de usuários diariamente. Isto é, há potencial de alcance massivo. Podem ser exibidos em uma variedade de formatos, como: in-stream, discovery, bumper, shorts. Quer maior flexibilidade para adaptar anúncios de acordo com os objetivos de marketing e orçamento? Dentre as vantagens, o formato de vídeo oferece uma oportunidade única de envolver o público de maneira  emocional. Ele tem maior probabilidade de capturar a atenção dos espectadores e transmitir a mensagem de forma memorável. Para isso, tenha em mente:

Criando anúncios dessa forma, as pessoas lembrarão de sua marca quando precisarem de um produto ou serviço como o que a sua empresa oferece.

Facebook: conexão com pessoas

Atualmente conhecido como Meta, o Facebook Ads oferece uma plataforma única para segmentar anúncios com base em dados demográficos, interesses e comportamentos. As possibilidades de combinações são infinitas. Quando bem-feita, alcança o público-alvo de maneira altamente direcionada. Hoje, a plataforma disponibiliza, além dos anúncios no feed e stories, espaços em outras áreas, como o marketplace, explorar, messenger, resultado de pesquisa e o audience network, que são sites e aplicativos parceiros. Esses espaços estão ali para serem preenchidos por mensagens que unem em harmonia texto e imagens e encantam pessoas, conectando-as com as marcas.

Instagram: engajamento através de imagens

Faz parte do ecossistema do Facebook e oferece uma plataforma visualmente impactante para campanhas online. Com recursos como anúncios no feed, stories e Reels, é possível contar histórias cativantes e envolver o público de maneiras únicas, usando recursos visuais. Um erro muito comum dos anunciantes: criativos altamente vendedores, com preço, condições comerciais e chamadas para ação (as conhecidas Call to Action ou CTAs) como “Compre agora”. E por que tentar vender pelo Instagram é um erro? Pense: se houvesse um canal de televisão ou streaming que somente transmitisse anúncios, você assistiria?

Linkedin: marketing B2B

O LinkedIn é uma plataforma voltada para profissionais e negócios, ou seja, a audiência é altamente qualificada em termos de cargos, setores e interesses. É possível utilizar essas informações para segmentar anúncios para o público-alvo correto e alcançar empresas. Os usuários do LinkedIn tendem a estar mais propensos a interagir com conteúdo relacionado a negócios. Assim, alguns setores são mais beneficiados do que outros. No entanto, uma fabricante de equipamentos de proteção individual (EPI), por exemplo, pode criar uma estratégia indireta para impulsionar a marca: em vez de vender seus produtos, exibir anúncios para os profissionais que utilizam esse tipo de equipamento, informando-os diferenciais e vantagens.

X: alcance em tempo real

Antigamente conhecido como Twitter, o X continua sendo uma plataforma em que o mundo todo discute os assuntos mais em alta. Assim, tornou-se uma oportunidade para aproveitar eventos atuais e tendências para criar anúncios relevantes e conectar-se com o público certo. Além disso, as mensagens precisam ser curtas e diretas, devendo transmitir a mensagem principal de forma rápida e impactante. No entanto, a plataforma também oferece variedade de formatos, com imagens e vídeos inclusive. O site do próprio X revela que usar três ou mais formatos de anúncio aumenta o reconhecimento da campanha em 20% e a intenção de compra em 7%. (Consulte aqui). Deve ser por isso que “as pessoas passam 26% mais tempo visualizando anúncios no X do que em outras grandes plataformas” (Fonte aqui). 

TikTok: audiência jovem

O TikTok é conhecido por seu conteúdo criativo e autêntico. Anúncios com conteúdo original, envolvente e alinhado com o estilo e tom da plataforma têm mais chances de chamar a atenção do público. Por ser uma plataforma com audiência jovem, quanto mais parecido com o conteúdo que esse público cria, maior a chance de o anúncio ser atraente para ele. Para isso, a escolha de músicas e efeitos visuais é decisiva. Além disso, os vídeos na plataforma são geralmente curtos. É essencial capturar a atenção do espectador nos primeiros segundos e transmitir a mensagem de forma rápida. Uma maneira eficaz de aumentar o engajamento com anúncios é participar de tendências e desafios populares. Isso mostra que a marca está atualizada. Porém, cuidado: esse tipo de ação precisa estar alinhado com a personalidade da marca, do contrário, parecerá falso e o público original pode deixar de se identificar.

A publicidade online oferece um mundo inteiro de oportunidades para empresas de todos os setores. O mais importante: saber as características de cada uma e utilizá-las a favor do seu negócio, alcançando o público de maneira altamente eficaz.

Ao seguir as melhores práticas e continuar experimentando e otimizando suas campanhas, você pode maximizar o potencial da publicidade online e impulsionar o crescimento de sua empresa.

Mas lembre-se: não adianta conhecer todas as possibilidades das plataformas, se sua empresa não conhece o seu público ou não tem metas claras e dados para análise. Se esse é o seu caso, converse comigo. Com certeza conseguiremos, juntos, ter excelentes ideias para alavancar seus resultados.

Continue acompanhando os próximos artigos. Vamos explorar cada plataforma de forma mais aprofundada: formatos, possibilidades de segmentação, melhores práticas de anúncios, dicas, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima