Anúncios online: a mensagem importa?
Sem dúvida, você percebe o bombardeio diário de uma quantidade cada vez maior de informações. Esse excesso muitas vezes leva à sobrecarga cognitiva; é aquela sensação de cansaço mesmo que tenha passado o dia inteiro à toa no celular.
Adicionado aos conteúdos e notícias fake, com tantos anúncios competindo pela atenção do usuário, é fácil para as pessoas se sentirem sobrecarregadas e simplesmente ignorarem a maioria deles. A falta de tempo e a necessidade de filtrar rapidamente as informações podem levá-las a ignorar os anúncios, ainda que relevantes. Ao longo do tempo, os usuários desenvolveram uma espécie de cegueira para anúncios online. Aprenderam a ignorar banners e outros elementos de publicidade, concentrando a atenção apenas no conteúdo de interesse.
Diante desses desafios, os anunciantes online precisam adotar abordagens mais transparentes, autênticas e relevantes para conquistar a confiança e a atenção do público. Fornecer informações precisas e úteis, evitar exageros e promessas irrealistas, e respeitar a privacidade dos usuários são passos essenciais para construir relacionamentos positivos com os consumidores online.
Alguns outros fatores para observar:
Título Atraente
Despertar a curiosidade ou transmitir logo de início um benefício claro do produto ou serviço faz diferença. Além disso, deve-se evitar palavras como “qualidade”, que soam genéricas demais, pois muitos anunciantes usam. A máxima do “falar é fácil, difícil é fazer” é clara na cabeça do usuário. Ainda mais se ele tem grande afinidade com o online, porque já teve experiências ruins com produtos e serviços de “qualidade”.
Proposta Única de Valor
Também conhecida como PUV: destacar o que torna o seu produto ou serviço único e por que os usuários deveriam escolhê-lo em vez da concorrência. A objetividade e concisão sobre os benefícios que a empresa oferece são bem-vindos, uma vez que a internet é o local da velocidade.
Apelo à ação (?)
Também conhecida como CTA ou call to action. Todo treinamento ou artigo recomenda incluir uma chamada que oriente os usuários sobre o que fazer em seguida, como “Compre Agora”, “Saiba Mais”, “Cadastre-se” ou “Faça o Download”. No entanto, a internet é popular há anos, e o usuário sabe o que deve fazer quando interessado na mensagem do anúncio. A CTA não é tão persuasiva assim. Se há pouco espaço para dizer tudo em um único o anúncio, poupá-lo vale mais.
Relevância Contextual e Segmentação
Maior parte da responsabilidade do sucesso de uma ação online, seja uma campanha ou conteúdo do site, é da quantidade de conhecimento sobre o público-alvo. Exceto os anúncios no resultado de pesquisa de buscadores, outros funcionam mais ou menos como os comerciais de televisão: interrompem o usuário em sua atividade. Um anúncio que contenha produtos ou serviços relevantes exibido para a audiência segmentada corretamente não passará desapercebido.
Ofertas Especiais ou Promoções
Se houver uma oferta especial, desconto ou promoção, destacar a informação no anúncio chamará atenção. As pessoas são atraídas por ofertas exclusivas e oportunidades de economizar dinheiro. Porém, use com moderação: clientes mal-acostumados vão esperar sempre por promoções para comprar. Além disso, a oferta tem que ser genuína: usuários sabem quando um preço foi elevado para possibilitar o desconto.
Elementos Visuais Atraentes
Imagens ou vídeos de alta qualidade complementam a mensagem textual e capturam a atenção dos usuários. Precisam ser nítidas, de boa qualidade e relacionadas ao produto ou serviço. Atenção aos direitos autorais ou custo de produção também.
Testemunhos ou Avaliações
Pesquisas e estudos apontam que as pessoas estão mais propensas a comprar um produto ou serviço quando recomendado por um influenciador em comparação com outros métodos de marketing. O motivo, entre outros como o relacionamento com o público e demonstração de uso e resultados, é muito simples: credibilidade. Da mesma forma, outra dica valiosa é incluir testemunhos de clientes satisfeitos ou avaliações positivas para aumentar a confiança dos usuários na sua marca. Uma coisa é a empresa, que tem fins lucrativos, falar bem do seu produto ou serviço. Outra é a fala de alguém que não é beneficiado pela recomendação.
Senso de Urgência
Além de estimular o potencial cliente a agir sem procrastinar, mensagens como as de disponibilidade limitada criam a percepção de valor – não monetário – elevada. Isso porque a escassez sugere que o produto é desejável e procurado por muitas pessoas. Relativamente novo, o conceito de FOMO (Fear Of Missing Out ou simplesmente Medo de Perder Algo), também se aplica à publicidade. Ao criar uma sensação de oportunidade única, as mensagens de urgência despertam o medo de perder esse algo valioso. Assim, as pessoas tendem a agir rapidamente para evitar a sensação de arrependimento por não aproveitar a oportunidade.
Teste e Otimização Contínua
Este é, talvez, o ponto mais importante da criação de uma mensagem publicitária. Experimentar diferentes versões do anúncio e analisar os resultados para entender o que funciona melhor pode ser mais eficiente que uma campanha mirabolante. A otimização contínua garantirá a maximização do desempenho dos anúncios ao longo do tempo.
Continue acompanhando o blog para saber mais sobre testes, estamos preparando um artigo inteiro sobre esse assunto.

