Dicas para começar a analisar dados e métricas

Muito se fala da análise de dados e métricas hoje em dia e, ainda que intuitivamente, os profissionais sabem que as informações geradas têm papel crucial no sucesso de um negócio. Conhecer os processos e benefícios permite à empresa conduzir os estudos de forma certeira, sem contar com a sorte para descobrir algo relevante ou partir para uma investigação infrutífera. Dessa forma, é possível tomar decisões com mais segurança e sem assumir riscos, além de identificar pontos fracos na estratégia de marketing adotada e novas oportunidades.

Não é um processo fácil ou garantido, pelo contrário. Porém, antes de partir para a observação dos números, tomar algumas medidas aumentam as chances de êxito.

Implementação de ferramentas de rastreamento

Antes de tudo, é necessário implementar ferramentas de rastreamento. São elas que permitem a coleta dos dados relevantes que serão analisados. Ferramentas de análise da web, como o Google Analytics, ainda que gratuitas, fornecem dados suficientes para uma boa análise. É fácil se perder entre a quantidade de métricas: volume de tráfego, origens e dispositivos de acesso, duração da visita, páginas mais acessadas, taxa de conversão, localização geográfica dos usuários, comportamento dento do site, para citar as mais básicas. O próximo tópico explica como contornar isso.

Definição de objetivos claros

Antes de começar a pensar em qualquer estratégia ou dado, é fundamental estabelecer objetivos claros e mensuráveis para o negócio. Esses objetivos podem incluir: aumentar o tráfego do site, gerar leads, consolidar um canal de comunicação, aumentar as vendas, diminuir a taxa de abandono do carrinho de um e-commerce, aumentar o reconhecimento da marca, entre muitos outros. Tudo que, depois, se pode criar metas com números ou taxas claros pode ser um objetivo.

Seleção de métricas relevantes

Após a definição dos objetivos, é importante identificar as métricas que serão usadas para medir o avanço em direção aos objetivos. Podem incluir taxa de cliques (CTR), custo por lead (CPL), taxa de conversão, volume de buscas pelo nome da marca, custo por aquisição (CPA), retorno sobre o investimento (ROI). As métricas relevantes sempre serão aquelas afetadas pela estratégia criada a partir do objetivo. A identificação de métricas secundárias não é obrigatória, mas indicada. Frequentemente a análise de uma só métrica torna a análise inconclusiva. As métricas secundárias corretas com certeza farão diferença na tomada de decisão nesses momentos de dúvida.

Instituição de metas reais

As metas indicarão a todo momento o quanto os objetivos estão sendo atingidos. Para isso a clareza desse número é fundamental. Se aumentar as vendas é um objetivo, a meta pode ser o crescimento de 10%, 15% ou 150%. Para achar o valor correto é possível recorrer ao passado, ou seja, o que foi realizado no período anterior, e até mesmo buscar informações do mercado que sejam compatíveis com o negócio. Falando em tempo, definir o prazo para atingir a meta é igualmente importante, pois cria o senso de urgência necessário e auxilia na priorização das atividades certas para cada momento. A meta também pode se modificar conforme o andamento das ações. Fatores externos influenciam no resultado com frequência, obrigando a correção de rota, que nada mais é que a revisão das estratégias e as táticas criadas inicialmente para atingir os números propostos.

Acompanhamento e análise de dados

Em um processo normal, após definir os objetivos e metas, ocorre o planejamento estratégico e tático. Com as ações em andamento já é possível gerar informações através da análise dos dados coletados. O início do acompanhamento deve ocorrer em um período em que ainda não seja muito cedo, pois os dados coletados possivelmente estarão enviesados pelo baixo volume, nem muito tarde, uma vez que prejudicará a correção da rota por falta de tempo, investimento, e outros recursos.

Após a implementação do processo pré análise a diversão começa!

Agora você conhece um pouquinho da metodologia da Mestres! Se fez sentido para você, vamos bater um papo para descobrir como podemos te ajudar a alcançar os melhores resultados possíveis?

Quer saber mais? Confira o post anterior sobre análise de dados e métricas.

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