Por que analisar dados e métricas
À medida que mais empresas migram para plataformas online para alcançar seu público-alvo, a capacidade de compreender e interpretar dados se torna uma vantagem competitiva significativa e autossustentável. Por que existem empresas que mantém uma clientela fiel e feliz e que derrubam seus concorrentes sem muito esforço? Coincidência? Mais do que orientar a tomada de decisão, otimizar bons resultados e neutralizar as ações ruins, a análise de dados permite à empresa se consolidar e desbancar seus concorrentes.
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Tomada de decisões
Analisar dados e métricas permite prever com satisfatório grau de confiança os resultados de cada tomada de decisão em uma empresa. Isso é possível porque fornecem, entre outras informações, conclusões valiosas sobre o desempenho de estratégias anteriores. Os padrões encontrados podem ser em relação ao consumidor, como a preferência por produtos e serviços específicos ou sazonalidade de compras, em relação ao produto ou serviço, como a taxa de devolução de um item, ou elasticidade do preço, ou ainda estarem atrelados à própria empresa ou fornecedores: rotatividade de pessoal, burocracia de processos, despesas desnecessárias. Dados são fatos, e usá-los para tomar decisões diminui riscos. As decisões do marketing digital são as mesmas.
Otimização das ações
Ao monitorar dados, profissionais identificam quais estratégias e táticas funcionam e quais precisam de ajustes. Isso permite a otimização contínua das ações, garantindo que os recursos sejam alocados com eficácia.
Além disso, com ferramentas de análise em tempo real, é possível monitorar o desempenho das ações enquanto elas ainda estão em andamento. Assim, ajustes são realizados imediatamente ou conforme necessário, com o objetivo de maximizar impactos com efeito positivo ou minimizá-los, caso contrário.
Especialmente para a área de marketing, a análise de dados é crucial. No marketing digital, é ainda mais favorecida e benéfica, embora igualmente desafiadora.
Personalização e Segmentação de Marketing
Para o marketing, a análise de dados proporciona a compreensão mais profunda do público-alvo, incluindo suas preferências, comportamentos e necessidades. A partir de então, o planejamento da comunicação e da segmentação da audiência torna-se mais eficaz, porque são personalizadas e específicas. Ao entregar conteúdo relevante e direcionado, para as pessoas certas, através do meio que o público tem acesso, aumenta-se, por exemplo, as chances de crescimento do retorno por investimento (ROI), podendo alocar mais verba em canais que tenham maior desempenho. Afinal, nem sempre é sobre vender volumes cada vez maiores de produtos ou serviços, mas também diminuir custos ou priorizar a performance.
Justificativa do investimento em Marketing
Justificar o investimento em marketing muitas vezes é um desafio quase intransponível.
Com análise de dados ao marketing consegue demonstrar o impacto direto de suas atividades no crescimento e sucesso geral da empresa, tangibilizando seu desempenho. Ao demonstrar que a verba investida em marketing gera resultados positivos, fica mais fácil justificar futuros investimentos. Outros benefícios incluem conseguir mapear a concorrência de forma precisa para manter-se sempre competitivo e acompanhar as tendências de mercado, dois fatores externos com grande poder de influenciar os resultados de um negócio.
Identificação de tendências e oportunidades
Não necessariamente a fonte de dados tem que ser própria. Fontes confiáveis como relatórios de pesquisa de mercado, dados do governo, relatórios setoriais e análises de consultorias especializadas, quando cruzadas, se complementam aos dados primários para formar informações ainda mais robustas de tendências e oportunidades. Direta ou indiretamente o potencial cliente também é uma fonte valiosa de dados. Através das redes sociais, por exemplo, se identifica tópicos com mais interesse por parte do público, permitindo a antecipação de demandas emergentes. Como fonte primária de dados, oferecer ao próprio cliente alguma vantagem, como descontos para próximas compras, o incentiva a responder pesquisas de avaliação do produto ou serviço. Esses relatórios expõem seus desejos e preocupações, informações importantes para identificar as oportunidades de novos produtos ou ações.
Se você acha que a análise de dados e métricas no marketing digital pode beneficiar o seu negócio, nos chame para um bate papo sem compromisso. Afinal, como diria Grace Hopper:

